terça-feira, 29 de julho de 2014

Etapa de Transformação - Parte 1

Em alguns casos torna-se necessário transformar o conteúdo de arquivos excel para que seja possível extrair e trabalhar com os dados deste arquivo no Qlikview. Como no exemplo que vemos a seguir:
Figura 1
No assistente de arquivo do Qlikview existe um mecanismo de transformação para trabalhar os dados de forma a ficarem prontos para utilização, vale a pena lembrar que as transformações são distintas, ou seja, as ações de transformação irão variar de acordo com o tipo e estado do arquivo.
Na figura abaixo é possível verificar que após a realização de um load simples, os dados contidos neste arquivo não ficarão dispostos de uma forma que atenda as necessidades de cálculo e construção do Qlikview.
Figura 2
No assistente de arquivo, após selecionar o arquivo que será transformado clique em avançar para poder ativar a etapa de transformação, clicando no botão “Ativar etapa de transformação”.
Figura 3

                  Criar uma coluna contendo os valores de empresa. Clique na aba “Coluna” e em seguida no botão “Novo” selecione a coluna 1 como origem e marque a opção “substituir valor nulo com valor anterior”.
Figura 4
Clique no botão “Células destas linhas” e informe que será baseado nas linhas em que na coluna 1 for encontrada a palavra “Empresa”.

Figura 5
Figura 6
                  Clique agora na aba “Lixo” para eliminar todas as linhas em branco baseando-se na coluna 2. Ao clicar em “Exclusão Condicional” selecione a coluna que será analisada, coloque o critério adotado e clique em incluir e em seguida OK.
Figura 7
Figura 8

Continua no próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário