segunda-feira, 28 de julho de 2014

Transformação de Arquivos Excel

     Na caixa de diálogo Transformar, é possível filtrar e fazer transformações avançadas de uma tabela. Isso é importante principalmente para a tabela HTML, pois não há um padrão usado normalmente para armazenar dados em HTML. Como resultado, é importante tornar o Qlikview capaz de ler tabelas HTML tão facilmente quanto outros formatos de dados mais estruturados.
Nota: Para poupar memória, a etapa não é habilitada por padrão.
     A caixa de diálogo Transformar fornece diversos filtros que podem ser usados para tornar as tabelas mais adequadas para o Qlikview. O diálogo tem cinco páginas com botões específicos:
LIXO
     Nessa aba, as linhas e colunas que contiverem lixo poderão ser removidas da tabela. Em arquivos HTML, não é incomum ter linhas e colunas adicionais que estão lá apenas para legibilidade e que devem, portanto, ser removidas antes de carregar os dados no Qlikview.
As colunas e linhas podem ser removidas explicitamente caso seus índices estejam armazenados no script. As linhas também podem ser removidas usando critérios condicionais.
Excluir Marcado Exclui as linhas e colunas realçadas.
Exclusão Condicional... Abre o diálogo Especificar Condição da Linha na qual é possível definir os critérios condicionais para exclusão de linhas.
PREENCHER
     Nesta aba, é possível substituir valores de célula. Na maior parte dos casos, as células que correspondem a uma descrição específica são substituídas por outro valor da mesma coluna. Um caso comum é que as células estão vazias e a primeira célula não-vazia acima delas contém o valor relevante.
Preencher... Abre o diálogo Preencher Células na qual é possível especificar condições e estratégia.
COLUNA
     A página de diálogo Coluna é utilizada para copiar o conteúdo de uma coluna em uma nova coluna. A cópia pode conter todas as células da coluna original ou apenas uma seleção de células. Esse recurso pode ser útil caso a coluna contenha diferentes tipos de valores. Ele pode ser usado para duplicar uma coluna que contém links HTML, de forma que uma coluna contém o texto do link, enquanto a outra contém sua URL.
Novo... Abre o diálogo Especificar Células para Nova Coluna na qual é possível especificar como a nova coluna deve ser criada.
Rótulo Define o rótulo para a coluna.
REORGANIZAR
     Aqui é possível organizar uma tabela agrupada. Agrupada significa que uma segunda parte da tabela continua, não abaixo como devia, mas ao lado da primeira parte da tabela. No exemplo apresentado, a metade da direita será, portanto, movida e colocada abaixo da metade da esquerda.
Reorganizar Reorganiza a tabela. Primeiramente, a borda entre as duas metades deve ser definida com o cursor. É possível dividir a tabela vertical ou horizontalmente.
Reorganização Condicional Define a condição para uma divisão vertical da tabela. Abre o diálogo Especificar Condição da Linha
GIRAR
     Os Web designers normalmente giram as tabelas para que tenham uma aparência melhor. A principal intenção do recurso de rotação é possibilitar girar as tabelas "de volta ao normal", ou seja, para obter campos como colunas, nomes de campos na primeira linha, etc.
Left Gira a tabela no sentido anti-horário.
Right Gira a tabela no sentido horário.
Transpor Transpõe a tabela, isto é, espelha a tabela ao longo de um eixo diagonal para que a célula superior direita se transforme na célula superior esquerda e vice-versa. As células superior esquerda e inferior direita, entretanto, permanecem no lugar.
     Os botões no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo Transformar Tabela são usados para todas as páginas:
Desfazer Desfaz a última alteração incluída.
Refazer Reverte a última ação Desfazer.
Restaurar Redefine a tabela para o status original.
     Em alguns casos torna-se necessário transformar o conteúdo de arquivos excel para que seja possível extrair e trabalhar com os dados deste arquivo no Qlikview. Como no exemplo que vemos a seguir:

Nos próximos posts faremos um exemplo de transformação de arquivo excel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário